terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Encontro no. 27 - Sonhos

No encontro de hoje falamos sobre os Sonhos.
Cada um contou um pouco sobre seus sonhos. Algumas características em comum foram detectadas, como a capacidade que alguns têm de saber que está sonhando e controlar seus sonhos, em determinadas fases do sonho. Alguns mais exóticos sonhavam frequentemente que andavam pelados no meio da rua, sem gerar consternação dos que o viam. É com frequencia também que misturamos idéias e realidades em nossos sonhos.
Tentamos entender um pouco sobre questões mais técnicas sobre os sonhos. Estudamos as diferentes fases do sonho, REM (Rapid Eye Motion) e não REM. No REM os sonhos são mais frequentes e positivos. Os sonhos são armazenados na memória de curto prazo, por isso temos dificuldades em lembrar dos sonhos. Alguns cientistas acreditam que no sonho fazemos o filtro daquilo que iremos armazenar na memória de longo prazo.
Vimos também que cegos e bebês também sonham. Os que ficaram cegos ao longo da vida podem sonhar normalmente. Já os que já nasceram cegos utilizam-se dos outros sentidos.
Vimos um experimento com gato, onde era retirada do seu cérebro a parte que bloqueia os impulsos nervosos decorrentes dos sonhos. Com isso, ao sonharem, os gatos realizavam movimentos que eles realizam acordados.
Vimos que existem pessoas que têm algum problema nesta parte do cérebro, logo, mesmo dormindo, realizam os movimentos relativos ao sonho.
Outra parte do cerébro está relacionada ao sonhar. Pessoas que têm alguma deficiência nesta parte do cerébro não conseguem sonhar. O que se imagina provocar distúrbios do sono.
Lemos alguma coisa sobre a interpretação dos sonhos segundo Freud e Jung. Mas o estudo foi muito superficial para concluírmos qualquer coisa.


TEMA DO PRÓXIMO ENCONTRO (No. 28): A ORIGEM DO CARNAVAL E SUAS MARCHINHAS. Preparem a criativadade para a composição de um tema para o nosso Carnaval.

PS. 1: A Fabrícia levou muito a sério o tema sobre o sonho e resolveu praticá-lo in loco.
PS. 2: Mantendo sua forte dedicação aos temas circulares, no próximo encontro ela será nossa Mulata Circulobeleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário